Apesar do nome incomum para uma assadeira de cerâmica, a terrina é um prato muito simples. Este é um rolo de carne em forma de tijolo, semelhante a um rolo, um patê denso ou uma caçarola. Na França, seu preparo era considerado uma verdadeira arte, e os gourmets chamavam o prato de delícia real, já que algumas receitas incluíam cerca de 200 ingredientes.

Terrine é um aperitivo saboroso e original, agradável e fácil de preparar. Se der asas à sua imaginação, pode criar um pão de carne único e surpreender os seus entes queridos com uma nova iguaria. O prato pode ser cotidiano e festivo, tudo depende dos ingredientes que você escolher.

De que pode ser feita a terrina?

O prato é feito de carnes, aves, vísceras, peixes, frutos do mar, vegetais e cogumelos. Via de regra, o ingrediente principal é moído em carne picada. O topo da caçarola é coberto com a chamada camisa gelatinosa ou finas camadas de bacon. No entanto, o bolo de carne não precisa ser assado. Os produtos cozidos podem ser derramados com uma mistura de gelatina, como gelatina, e colocados na geladeira por 10 horas. É assim que normalmente se preparam as terrinas de peixe e legumes. A composição do lanche doce geralmente inclui queijo cottage, queijo, nozes, bagas, frutas e chocolate.

Receita passo a passo para experimentar

Você pode começar a conhecer a terrina com esta receita simples do nosso usuário. Os comentários até notaram que este bolo de carne pode facilmente substituir a salsicha. Portanto, é altamente recomendável experimentá-lo.

Ingredientes:

polpa de coxa de frango – 800 g
bacon defumado cru – 250 g
creme 20% – 50 ml
manteiga – 2 colheres de sopa. eu.
noz-moscada – 1 pitada
tomates secos – 3 colheres de sopa. eu.
pimenta preta – a gosto
sal – a gosto
grãos de mostarda – 1 colher de sopa. eu.
sumagre – 1 colher de chá
alho seco – 1 colher de chá
Método de cozimento:

Corte a carne da coxa em pedaços pequenos. Transfira para a tigela do liquidificador, adicione o creme de leite e pique. A carne picada não tem de ficar homogénea, deixe-se sentir a carne no prato final.
Adicione manteiga em temperatura ambiente, especiarias e pistache à carne picada.
Coloque as fatias de bacon no fundo da assadeira de forma que as bordas ultrapassem as paredes.
Transfira cuidadosamente a carne picada para o molde e aperte levemente.
Cubra a carne picada com pedaços de bacon pendurados.
Coloque a forma no forno pré-aquecido a 170°C e asse por 50-60 minutos.
Retire a terrina pronta do forno, deixe esfriar e deixe-a sob peso por algumas horas ou durante a noite.

Preparar alimentos para assar

Esteja você planejando terrinas de berinjela, brócolis, coelho, frango, peru, fígado ou salmão, a primeira coisa que você precisa fazer é preparar a carne, o peixe e os vegetais para assar. A carne e as aves são pré-marinadas com especiarias durante várias horas, o peixe é cortado, os cogumelos e os legumes são fervidos, estufados ou fritos até ficarem macios. Em seguida, os ingredientes para a terrina são moídos em um processador de alimentos como para um patê ou simplesmente cortados em pratos finos.

Misturando Criativamente

Na carne picada, é melhor deixar alguns pedaços inteiros de vegetais – cenoura, pimentão, abóbora, para variar, você pode adicionar nozes, milho, azeitonas e ervilhas. Junto com eles, o pão acabado ficará brilhante e festivo no corte. Para a terrina, diferentes produtos e temperos são misturados dependendo da receita – combinações de diferentes tipos de carne com queijo, vegetais, requeijão e frutas fazem muito sucesso. Se temperar esta invulgar e colorida carne picada com ervas aromáticas e especiarias, obterá um aperitivo muito bonito que apetece experimentar. Quanto mais brilhante e rica a composição, mais saboroso e interessante o prato.

Suculência é a chave

Às vezes, ingredientes gelificantes, como creme, leite, ovos, caldos, queijo macio e bebidas alcoólicas, são adicionados à terrina picada. Eles tornam o prato suculento, macio e elástico. A textura da carne picada para terrine deve ser ligeiramente mais líquida do que para rissóis de carne. Pedaços de manteiga, fatias de bacon, presunto seco ou bacon são colocados no fundo da forma refratária, a seguir a carne picada é disposta em camadas, e cada camada é coberta adicionalmente com óleo ou placas de bacon. Isso não é necessário, mas a terrina neste caso é especialmente tenra.

como assar

De cima, a carne picada é “embrulhada” com fatias de bacon, depois é bem apertada com uma tampa ou coberta com papel alumínio e enviada ao forno. Às vezes, a terrina é recheada com aspic, um caldo concentrado com gelatina que protege o prato de secar durante o cozimento. Algumas donas de casa colocam o formulário em uma assadeira cheia de água e assam em banho-maria. Isso é feito para que o prato fique bem assado e não queimado. A terrina costuma ser levada ao forno por 25 minutos a 2 horas (dependendo do modo de preparo) a uma temperatura de 150-180°C.

Regras de Degustação

A terrina acabada, perfumada e quente, parece muito impressionante. Não retire imediatamente do forno – deixe-o “recuperar o juízo” e esfriar um pouco. É bom deixar o tijolo perfumado durante a noite na geladeira, para que fique mais elástico e mantenha a forma por mais tempo. Terrina é cortada em pedaços, servida com pão, ervas e molhos como um lanche saboroso.

Antes do feriado, aconselhamos que você organize experimentos criativos ousados. Experimente terrina de fígado de pato com maçãs aromáticas, bolo de carne de peru ou terrina de chocolate. Mime-se a si e aos seus entes queridos e desfrute da sua refeição!