comparações populares

Diferença chave: Ambos os pratos chineses são Chow Mein e Hakka Noodles. A diferença entre os dois está no estilo de preparo. Chow mein tem influência em Taishan, enquanto o macarrão Hakka é preparado de acordo com a culinária Hakka.

Chow mein e macarrão Hakka são pratos chineses de macarrão. Para distinguir essas duas receitas, é preciso mergulhar nas origens e origens das comunidades a que pertencem esses produtos.
Chow mein, na verdade Chao Mian em mandarim, é um produto da comunidade chinesa de Taishan. Taishan é uma cidade costeira na província de Guangdong, no sul da República Popular da China. A cidade faz parte da região da Grande Taishan e as pessoas que vivem aqui são conhecidas como pessoas de Taishan. Chow mein é um prato de macarrão cozido no estilo prescrito pelo antigo povo Taishan ou pessoas que vivem nas áreas chinesas modernas de Taishan.

Macarrão Hakka refere-se ao estilo chinês Hakka de cozinhar macarrão. Essas pessoas também são conhecidas como Han Hakka, ou chinês Han, que estão associadas às províncias de Guangdong, Jiangxi, Guangxi, Sichuan, Hunan e Fujian na China. A maioria dessas pessoas migrou para diferentes partes do mundo há muitos séculos, entre as quais a Índia é um dos lugares de destaque para onde foram. Na Índia, os chineses Hakka se estabeleceram em Tangra, Calcutá, conhecida como Chinatown na Índia. A fusão da culinária bengali local de Calcutá e o estilo chinês de cozinhar Hakka deu origem ao que hoje chamamos de “macarrão Hakka”.


Embora o macarrão Hakka seja conhecido pelos ancestrais como distinto do chow mein, muitos na Índia e no resto do mundo se referem e os entendem como a mesma coisa. A principal razão para isso é que ambos os pratos são cozidos primeiro em água ou caldo e depois escorridos. Além disso, o tipo de vegetais e temperos utilizados nesses pratos também são os mesmos. Os molhos usados ​​na culinária também não são muito diferentes. Vinagre, soja, pimenta, etc. são adicionados ou podem ser adicionados a ambos os pratos. São essencialmente duas receitas abertas, ou seja, podem ser preparadas de acordo com as matérias-primas disponíveis ou de acordo com necessidades específicas.
No entanto, se as pequenas diferenças entre os dois forem apontadas, a preparação será novamente a maior diferença. O macarrão Hakka é frito e tem um sabor indo-chinês distinto, enquanto o Chow Mein é um prato de macarrão frito com sabor original, além de ser influenciado por várias cozinhas. Na verdade, as culinárias chinesa americana, chinesa brasileira e chinesa mexicana têm suas próprias versões de chow mein. Portanto, é realmente muito difícil dizer a diferença entre macarrão chow mein e macarrão hakka, mas se puder ser feito, provavelmente merece um tratamento!

Macarrão indo-chinês Hakka chow

A culinária chinesa costuma ser dividida em 8 grandes cozinhas regionais, uma das quais é a culinária da província de Fujian, no sul. Este último, por sua vez, foi significativamente influenciado pela culinária do povo Hakka.

Hakka é uma das cozinhas chinesas mais misteriosas. Se consultarmos o site da China Radio International para esclarecimentos, veremos que a palavra “Hakka” em chinês padrão significa “famílias alienígenas” e até mesmo “estranhos alienígenas”. Supõe-se que o Hakka realmente veio do norte da China para o sul.

Ao mesmo tempo, o Hakka é considerado parte da própria nação chinesa (Han), e não uma das 55 minorias nacionais oficialmente reconhecidas na RPC.

Se você olhar um mapa da China, verá que a Província de Fujian está exatamente na latitude da Ilha de Taiwan. Não surpreendentemente, são os Hakka que constituem uma parte significativa dos 24 milhões de habitantes da ilha, que Pequim considera parte da RPC, mas os próprios ilhéus não concordam com isso.

Deve-se dizer que em suas andanças, os “estrangeiros” do Hakka não se limitaram de forma alguma a Taiwan e chegaram até à Índia. Calcutá teve uma comunidade Hakka bastante proeminente por mais de dois séculos. O primeiro Hakka se estabeleceu aqui depois que um de seus membros da tribo abriu uma grande fábrica de açúcar em Calcutá. A presença do Hakka teve um impacto significativo na culinária local, que é justamente chamada de indochinesa (não confundir com a indochinesa, que nada tem a ver com a nossa história).

Das complexas realidades da geopolítica, passamos para realidades muito mais compreensíveis (e, o mais importante, agradáveis) da culinária Hakka.

Eu ofereço a você uma amostra de receita de macarrão, chamada Hakka Chow (Hakka Chow). Do outro lado do planeta, no Panamá, nasceu um prato chinês semelhante, Chow Mein, e embora eu não tenha verificado especificamente, algo me diz que esta receita não deixou de ter os onipresentes “alienígenas” Hakka.

Ingredientes:

6 pernas de frango, sem osso
1 pimentão vermelho doce;
1 cenoura;
2-3 lâmpadas;
400 gr. macarrão de trigo;
3 colheres de sopa óleo vegetal;
¼ colher de chá sal;
½ colher de chá pimenta moída branca;
6 dentes de alho amassados ​​com a parte plana de uma faca
5 colheres de sopa molho de soja;
½ colher de chá cana de açúcar;
meio maço de cebolinha verde bem picadinha
Corte a carne das coxas de frango em tiras finas de 0,3 cm Corte os pimentões e as cenouras em tiras de 5-7 cm e 0,3 cm de espessura Corte a cebola em rodelas finas.

Cozinhe o macarrão em água fervente com sal de acordo com as instruções da embalagem. Enxágue e seque.

Aqueça uma wok ou frigideira vazia com bordas em fogo alto. Deite o óleo vegetal e coloque de imediato os pedaços de frango de forma a que se espalhem por toda a superfície e agarre rapidamente. Frite por 2-3 minutos até que a carne esteja levemente dourada.

Adicione sal, pimenta, alho, cebola, cenoura e pimenta. Frite 3-4 minutos.

Coloque o macarrão cozido nos legumes, despeje o molho de soja, coloque o açúcar e aqueça por mais 2-3 minutos.

Polvilhe com cebolinha e sirva imediatamente.