Chia é uma planta anual, cuja primeira menção apareceu no México. Sua altura é de 1 metro, e as mais valiosas, as sementes, lembram o tamanho do linho e o formato do feijão. A superfície é brilhante e tem um padrão. Falando sobre as características do sabor, pode-se notar que eles não têm um sabor forte e pronunciado, mas têm um sabor agradável de nozes.

As tribos astecas adoravam consumir as sementes dessa erva antes da caça, pois acreditavam que assim ganhariam força e resistência incríveis. Além disso, nos tempos antigos, a chia era usada não apenas como aditivo alimentar, mas também como moeda. Hoje, isso é um indicador de como nossos ancestrais valorizavam essa planta. Além disso, há informações de que vários óleos e componentes medicinais já eram feitos à base de sementes.

O que são sementes de chia e quais são seus benefícios para a saúde?

Vegetarianos de todo o mundo simplesmente adoram as sementes de chia, porque enchem o corpo humano com uma grande quantidade de cálcio e outros componentes necessários à vida. Eles são usados ​​na preparação de misturas especiais que os vegetarianos comem, mantendo o equilíbrio necessário de aminoácidos em seu corpo.

A chia é usada ativamente para trazer o peso de volta ao normal. Reagindo com substâncias que estão no estômago humano, as sementes são capazes de absorver líquido, doze vezes o volume do peso das sementes. Assim, o estômago enche rapidamente e a pessoa sente uma sensação de saciedade muito mais rapidamente. Como resultado, não há necessidade de lanches, o metabolismo e o estado geral do trato gastrointestinal melhoram significativamente. Mas os especialistas não recomendam fortemente a automedicação, porque a dosagem exata e correta deve ser prescrita, o que não pode prejudicar uma pessoa.

As sementes desta planta mágica contêm antioxidantes em sua composição. Em termos de concentração dessas substâncias, a chia está confiantemente à frente de frutas como mirtilos ou mirtilos. Eles são especialmente necessários na estação fria para manter um bom nível de imunidade humana. Os antioxidantes são substâncias únicas que têm um grande efeito no estado de todos os órgãos internos e da pele, o que permite manter a juventude por um longo período de tempo.

As sementes também são ricas em ácidos como ômega-6 e 3. Elas são encontradas em um número muito limitado de alimentos, mas, mesmo assim, deveriam ser parte obrigatória da dieta humana. Eles têm um efeito frutífero no estado do sistema cardiovascular e reduzem intensamente o colesterol.

A chia é a campeã no teor de proteína, potássio e cálcio nas sementes. Estudos demonstraram que a quantidade dessas substâncias é muito maior do que nos cereais e nas bananas. Devido a isso, ao usar chia, as pessoas sentem uma onda significativa de energia, em seguida, a atenção é aguçada e o funcionamento geral das células cerebrais melhora.

Devido ao conteúdo de substâncias únicas em sua composição, com o uso regular das sementes, não só a pressão aumenta, como também o nível de açúcar contido no sangue volta ao normal. Os cientistas provaram que, após um curso de três meses em pessoas que sofrem de diabetes, o sangue se torna mais fluido e a probabilidade de coágulos sanguíneos é minimizada.

Outro milagre é a capacidade dessas sementes de combater a inflamação dentro do corpo humano. A composição do grão inclui muitos componentes e substâncias naturais que são análogos de drogas químicas e antibióticos. Essas substâncias têm o mesmo efeito medicinal, mas de forma alguma afetam o fígado e não reduzem sua atividade. Pelo contrário, eles melhoram o bem-estar de uma pessoa, afetando positivamente o estado dos órgãos internos e a saúde geral. Chia está envolvida na cicatrização de feridas e resiste a micróbios em alto nível.

Uma característica das sementes é a presença de uma casca dura em sua superfície. É com sua ajuda que você pode salvar gorduras saudáveis ​​​​das influências ambientais. Não sucumbe ao poder destrutivo da oxidação e pode manter sua forma e propriedades por um longo período. Substâncias úteis não desaparecem durante o tratamento térmico. Recentemente, foi realizado um experimento onde as sementes da planta foram adicionadas à massa, a partir da qual o pão foi posteriormente assado. Os resultados surpreenderam a todos, pois os ômega-3 foram preservados quase na íntegra.

Outra propriedade é a prevenção de gripes e resfriados. Esta é a razão pela qual as sementes são usadas como reforço imunológico, especialmente durante o surto de doenças sazonais. Ao mesmo tempo, melhoram significativamente os indicadores da flora do corpo e são um componente auxiliar no tratamento de várias infecções.

Até o momento, os grãos vegetais também são usados ​​\u200b\u200bpara reduzir as manifestações de uma reação alérgica. Eles contribuem ativamente para tonificar o corpo, enquanto rejuvenescem todas as suas células.

Na nutrição, os grãos são usados ​​para normalizar os níveis de colesterol e como profilático contra a aterosclerose.

Muitos se referem à chia como um alimento energético. No passado, as sementes eram parte integrante da comida que as pessoas levavam consigo quando estavam prestes a fazer uma longa caminhada na montanha. Para um belo homem adulto, bastava um punhado de grãos para saturar seu corpo com uma grande quantidade de vitaminas e dar uma sensação de saciedade por um longo período de tempo. Isso possibilitou economizar espaço e reduziu significativamente o peso das provisões que deveriam ser arrastadas com você para as montanhas.

Contra-indicações para o uso de sementes

A cada dia, os grãos da erva chamada chia ganham cada vez mais adeptos e se tornam mais populares. Talvez esse fato seja o principal motivo pelo qual se fala muito pouco sobre as contraindicações das sementes. Basicamente, um efeito negativo no corpo só é possível em dois casos, se a chia for usada incorretamente e devido ao uso de grãos de qualidade e origem duvidosas.

Às vezes, a chia provoca desconforto no intestino, contribuindo para o inchaço e gases. Este efeito é causado por um alto teor de substâncias chamadas fibras alimentares. Porém, esse efeito colateral aparece muito raramente e depende das características individuais do corpo humano. Se, por exemplo, o inchaço vem dos alimentos mais inocentes, como o repolho, então talvez as sementes de chia sejam um alimento não recomendado para você.

Algumas pessoas podem sentir desconforto, que se manifesta na forma de uma reação alérgica violenta na forma de diarréia prolongada, dificuldade para respirar, vermelhidão ou erupções cutâneas na superfície da pele.

O uso de grãos junto com drogas como aspirina e anticoagulantes não é recomendado. Também é aconselhável abandonar as sementes de chia se você tiver um problema como pressão baixa.

Não há dados sobre os efeitos no corpo de lactantes e mulheres grávidas. Por este motivo, recomenda-se não correr riscos e abster-se de usar este produto.

Como usar

Ao consumir as sementes desta planta, não se deve perder o fato de que, ao entrar em contato com o líquido, o grão aumenta doze vezes.

Podem ser consumidos crus e utilizados no preparo de diversos pratos. Mas, como os grãos não processados ​​são muito pequenos e, quando ingeridos, têm a desagradável característica de ficarem presos entre os dentes, mais frequentemente a chia é consumida de outras formas:

  • Você pode cozinhá-los como cereais, basta deixá-los de molho em água ou leite por 10 minutos. As sementes vão inchar, expandir e ficar prontas para comer;
  • Entre os habitantes do México, é comum embeber as sementes em suco de frutas;
  • Freqüentemente, os grãos são germinados para serem adicionados a saladas ou consumidos como um produto independente;
  • A chia é moída em pó e usada como aditivo para panificação, molhos e cereais;
  • Muitas vezes usado como um suplemento de smoothie para limpar o corpo e iniciar o processo de perda de peso.
  • Chia é um produto natural que está ganhando popularidade incrível hoje. Isso não é surpreendente, porque além da composição e propriedades únicas do grão, a chia ajuda a remover toxinas e toxinas do corpo humano, limpando-o e provocando ativamente o lançamento de processos que contribuem para uma perda significativa de peso.

Quando as sementes entram no corpo humano, ele sente que a sensação de fome diminui e é substituída pela saturação, que não desaparece por um longo período. Vale ressaltar que ao mesmo tempo o corpo não sofre com a falta de elementos úteis e vitaminas, pois a composição das sementes é um verdadeiro achado. Normalizando a flora do trato gastrointestinal, os grãos melhoram o metabolismo, contribuindo para a excelente absorção de nutrientes e eliminação de toxinas.

Vale ressaltar que todas as propriedades benéficas das sementes não foram elucidadas até o momento.

Com o uso regular dos grãos de chia, o corpo humano sofre algumas mudanças, como:

  • normalização do estômago devido à ausência de excessos, uma vez que o apetite da pessoa é significativamente reduzido;
  • os níveis de açúcar voltam ao normal;
  • o trabalho do sistema cardiovascular e nervoso de uma pessoa está ficando cada vez melhor;
  • a imunidade é fortalecida e, com ela, o estado geral da saúde humana melhora;
  • passa por uma limpeza geral do corpo de toxinas e toxinas;
  • os processos metabólicos são melhorados;
  • os processos de queima de gordura são ativados, pelo que a perda de peso ocorre sem problemas, sem prejudicar a saúde em geral.

Ao adicionar algumas sementes à sua dieta diária, você obterá resultados surpreendentes. As pessoas que participaram do experimento conseguiram perder de 4 a 5 kg de peso em um mês. Ao mesmo tempo, eles não se sobrecarregavam com exercícios e dietas extenuantes, mas levavam um estilo de vida normal e comiam sua comida habitual. Estudos de laboratório, realizados repetidamente, também foram capazes de comprovar a alta eficácia da chia. O relatório contém informações de que a pessoa média que ingere sementes regularmente perde até cinco por cento do peso original todo mês.